Cirurgia Bariátrica Complicações a Longo Prazo
As complicações são múltiplas e precisam ser levadas em conta
A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica tem o benefício da perda de peso, mas, a longo prazo, as complicações cirúrgicas surgem sem piedade.
A cirurgia bariátrica além de ser invasiva, ajuda a propiciar essas complicações que se não chegam logo o pós operatório, aparecem a longo prazo.
Apesar de ser um tratamento imediato para combater a obesidade mórbida, existem vários métodos de cirurgias bariátricas, dependendo da indicação e do caso, umas são mais invasivas que outras, aumentando em conseqüência, riscos e complicações.
As complicações que surgirem deverão ser bem investigadas com muita cautela, para ver se os sintomas estão relacionados de fato com à cirurgia.
Complicações a Longo Prazo de uma Cirurgia Bariátrica
Conteúdo Desta Publicação
A banda gástrica ajustável laparoscópica (LAGB) é um tipo de cirurgia menos invasiva e o procedimento é a colocação de um anel em volta do estômago. Provoca assim a diminuição do estômago e, assim colabora, para uma menor ingestão de alimentos e calorias.
As derrapagens após a LAGB podem provocar erosões na parede do estômago, afetando mais de 20% dos pacientes que se submetem a esse tipo de método na bariátrica.
Pode surgir também uma dilatação do esôfago (megaesophaagus) é uma complicação mais rara, mas pode ocorrer depois de um tempo pelo método LAGB.
É possível o surgimento de cálculos biliares, com resíduos de colesterol (gorduras) após a rápida perda de peso. Mas somente 10% acabam desenvolvendo sintomas que exigem intervenção cirúrgica para a retirada da vesícula biliar.
A síndrome de dumping que significa ‘esvaziamento rápido’, ocorre quando há uma ingestão de alimentos com açúcar e gordura:refrigerantes, e doces e carboidratos.
O consumo de excesso de calorias vai provocar um rápido esvaziamento do estômago. Vai provocar tonturas,
faces ruborizadas, náuseas, sudoreses, diarréia imediata após a ingestão.
Dependências mais sérias com a cirurgia bariátrica a longo prazo
Podem surgir sérias complicações com álcool e tabaco, pois poderá ocorrer um aumento considerável no consumo dessas drogas.
Ocorre que, quando há a eliminação da ingestão em excesso, antes da cirurgia, se não houver um tratamento psicológico qualificado para essas pessoas pós cirurgia, a longo prazo poderão se acometer de algo chamado
‘ princípio de substituição de sintomas’, onde a compulsão do passado é trocada pela ingestão de outras substâncias.
Outro fator preocupante e estatístico é que há fortes probabilidades de mortes por acidente ou por suicídio entre pacientes após a realização da cirurgia.
A média é de 58% maior do que para quem não fez a cirurgia. E um dado mais preocupante é que esses suicídios nesses pacientes pós cirurgia, o fizeram após um ano do procedimento.
Cirurgia Bariátrica: Complicações a Longo Prazo [VÍDEO]
Gostou do artigo? Leia também:
- As Principais Causas da Sinusite
- Sinusite Como Tratar? Os Melhores Tratamentos Para Sinusite
- Fazer Pilates Renova o Corpo e a Mente
- Sinusite Como Tratar? Existem tratamentos caseiros?
- O Que Fazer Para Clarear os Dentes
Seja o primeiro a comentar!