Saúde Teu Corpo Fit

Cistos Bucais Podem Virar Algo Grave?

Deformações, protuberâncias, machucados na boca podem ter as mais diversas origens e muita das vezes, elas nos assustam bastante. Logo ficamos imaginando ser a pior alternativa possível, mas, nessas horas é bom manter a calma e racionalidade, já que pode ir desde uma afta a um câncer bucal. Porém, existem boas diferenças e é bom estar atento aos sinais. Por isso, em caso de dúvidas, procure um dentista, pois eles irão te dar o maior auxílio. Tenha em mente que cisto na boca pode virar cancer se não for tratado corretamente.

Somente um dentista poderá avaliar qual serão as origens das suas lesões e até estipular o melhor tratamento, pois, muitas das vezes.

cisto na boca pode virar cancer

Como Identificar Um Câncer de Boca?

O câncer de boca são tumores malignos que ocorrem na cavidade oral atingindo os lábios,  língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. No Brasil existem aproximadamente 16 mil casos por ano, levando a um estado de atenção e caso de saúde pública.

A maioria esmagadora de casos de câncer de boca são em decorrência ao uso do cigarro e ao álcool. Pessoas que fazem o uso individual, ou de ambos juntos têm cerca de 90% de chances de desenvolver a doença.

A deficiência de vitamina C pode ser um grande fator de risco para que seres humanos. Quem já teve escorbuto por decorrência desta deficiência vitamínica também deve estar sempre atento a alterações bucais.

Os sinais do câncer de boca são muito sutis e discretos, o que dificulta o seu diagnóstico precoce e aumentando as chances de complicações. Por serem indolores, e muitas vezes confundidos com apenas mais uma afta, quando a pessoa descobre pode estar em estágio avançado. Qualquer uma dessas alterações, fique ligado.

  • Feridas na boca que não cicatrizam: Se você está com feridas na boca que não saram há mais de duas semanas, é bom ficar atento e consultar um médico.
  • Aumento da gengiva ou língua: Se a sua gengiva ou língua andam muito inchadas, saiba que isso não é normal. Se esse inchaços demorarem muito tempo ou acontecerem com frequência, procure ajuda.
  • Nódulos na boca ou pescoço: Caroços pode indicar câncer de boca, se você está sentindo alguma coisa, procure um dentista. Mas, saiba que nem todo caroço indica a presença de tumores.
  • Sangramentos sem razão aparente: Sua boca começou a sangrar sem nenhuma razão específica? Você não cortou, não escovou os dentes com força, seus lábios não racharam por conta do frio, mas mesmo assim, sua boca anda sangrando? Fique atento, pois pode ser um sinal de câncer bucal.
  • Manchas brancas e úlceras: Se você desenvolveu lesões e manchas brancas pela boca, procure um cirurgião dentista para o diagnóstico correto.

Mas E Os Cistos? Atenção!

Se você está com um cisto na boca, tenho boas notícias para você. Os cistos são tumores benignos em formato de saco, com um conteúdo líquido ou pastoso formado através de tecidos epiteliais. Ele cresce bem devagar e não causa dor alguma, muitas vezes sendo notado apenas quando está bem grande.

Na imensa maioria das vezes, o cisto não causa complicações, mas, em alguns casos ele pode ficar feio esteticamente e dependendo na área do corpo e seu tamanho, podem comprometer o funcionamento de alguns sistemas do corpo o circulação do sangue, dificultando a oxigenação dos tecidos e dificando a entrega dos nutrientes.

O tratamento para os cistos geralmente se dão pelo uso de alguns medicamentos, aspiração do seu líquido e até pequenas cirurgias, como é o caso da maioria dos cistos na boca.

Cisto Na Boca Pode Virar Cancer?

Os cistos ou tumores odontogênicos geralmente acometem o maxilar e mandíbula, algumas vezes podem surgir nos dentes e novamente, tem crescimento bem lento.

Os mesmos não devem ser confundidos com câncer de boca, pois cistos não tem a capacidade de evoluir para forma cancerígena já que sua carga genética é totalmente diferente das células maldosas encontradas em todos os tipos de cânceres.

Então, não se preocupe caso você tenha apenas um cisto, ele pode ser drenado ou operado. E até deve, já que a presença dele em determinadas áreas pode ocasionar a deformação óssea e facilitar a fratura dos ossos da face, sem falar da perda dentária decorrente a deficiência de cálcio.

Para que seu dentista ou clínico geral tenha tanta certeza de que se trata apenas de um cisto e não um tumor cancerígeno, ele irá recomendar alguns exames como radiografias e ultrassonografias. Somente dessa forma dá para descartar outras possibilidades mais sérias.

Geralmente a cirurgia de remoção é bem simples, tendo uma recuperação otimizada e rápida. Porém, não há garantias de que ele não voltará, pois uma vez retirado, ele ainda sim pode reaparecer.

Então se pergunte: cisto na boca pode virar cancer? Na maioria dos casos a resposta é NÃO!

Cistos Odontogênicos

Cisto da lâmina dentária, primordial, dentígero, de erupção, periodontal apical, periodontal lateral e odontogênico calcificante. Nomes complicados? São sim, mas são esses os tipos mais comuns de cistos que podem aparecer na sua boca.

O que pode causar o surgimento deles são doenças infecciosas, tanto de origem viral, fúngica ou bacteriana na região orofacial, como na boca, nariz, ouvidos ou garganta. Gripe, estresse, má alimentação, imunidade baixa, desgaste físico e mental estão ligados de forma direta na formação dos cistos orais.

Alguns procedimentos dentários mal realizados causem cistos, principalmente se houve alguma obstrução das glândulas salivares. Canais não tratados ou não finalizados são propensos a virarem cistos também. Se o seu dentista recomendou o seu retorno a cadeira dele, por favor, retorne para evitar maiores problemas futuramente.

Para que ocorra o diagnóstico precoce, é importante a consulta com o odontologista. Por isso, se consulte com frequências regular para que possam sempre ser constatados em estágio inicial e sua remoção ser ainda mais simples.

Tanto essa como outras doenças odontológicas podem ser evitadas com a medida simples de ir ao dentista, fazer limpezas, extrair dentes, fazer canais, branqueamentos. E mais importante que isso é manter a boa higiene em casa com a escovação mínima de três vezes na semana, uso de enxaguante bucal, fio dental, limpador de língua e por ai vai.

Não abra mão da sua saúde, ela vale muito!

Cisto Na Boca Pode Virar Cancer? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Cisto Na Boca Pode Virar Cancer

Cistos Bucais Podem Virar Algo Grave?
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.