Saúde Teu Corpo Fit

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular?

Você sabe como contar o ciclo menstrual irregular? Não tem para onde fugir, toda mulher vai passar pela menstruação inúmeras vezes na vida. Quando somos adolescentes, a nossa vida fértil se inicia com a menarca, que a primeira menstruação e dura décadas a fio, tendo fim na menopausa, que é a data da última menstruação, que ocorre entre os 40 e 50 anos, e  durante essas décadas nós vamos ter oscilações de humor, sangrar, chorar, ter TPM, engordar, emagrecer e um milhão de outras coisas que passamos.

Por essa razão, é importante estar em constante harmonia e entender o nosso corpo, que, nem sempre dará sinais claro do que está acontecendo. Algumas vezes ele pode nos preocupar e deixar sem norte para seguir uma direção e são nessas horas que devemos dar importância a mais para tudo isso. Mas, apesar de todos os altos e baixos.

Muitas mulheres passam pelo temido ciclo irregular e isso pode assustar tanto as que querem engravidar, quanto as que não querem, afinal, a data é extremamente importante para ambas, então, estar em desarranjo menstrual pode ser motivo para ficar preocupa?

como contar o ciclo menstrual irregular

Entendendo O Seu Corpo!

Bom, antes de dizer o que é normal ou não é normal, é importante dizer o que ocorre no corpo de todas as mulheres em idade fértil mensalmente.

Os ciclos acontecem geralmente de 28  em 28 dias. Porém, existem mulheres que o ciclo dura 21 dias, outras 35 e até 38 e isso é considerado normal, não existe razão para pânicos.

E como ocorrem os ciclos?

Bem, eles se iniciam a partir do primeiro dia da sua menstruação e existem quatro hormônios responsáveis por fazer ele acontecer, são eles: FSH, LH, estrogênio e progesterona.

A mulher tem dois ovários, um do lado esquerdo e um do lado direito, cada um com aproximadamente 150 mil óvulos em cada um, e eles precisam ser liberados para o útero para haver o encontro com o espermatozóide e assim acontecer a fecundação.

O FSH, que é um hormônio liberado pela hipófise, que é uma glândula no seu cérebro, é responsável por deixar maduro o folículo que envolve o óvulo. Esse processo dura em média quatorze dias e no décimo quarto dia esse óvulo é liberado para as tubas uterinas. Enquanto isso, o estrogênio fica responsável pelo espessamento do endométrio e vascularização. Ele prepara o seu útero para a possível chegada de um bebê.

O óvulo só vive algumas horas no útero após ser expelido, por isso, é importante manter relações com certa frequência caso queira ficar grávida.

Nos outros quatorze dias, a hipófise secreta o LH, que mantém o corpo lúteo, que é o nome do que o folículo de forma após a liberação de óvulo. E é o corpo lúteo o responsável pela produção de progesterona, que irá continuar espessando seu endométrio no restante do ciclo. E será ele a responsável por manter a placenta no lugar caso aconteça uma gestação.

Caso não, o corpo lúteo morre e com a morte dele, a produção de progesterona se interrompe e o endométrio descama, causando a menstruação.

O Que Acontece Para Que o Ciclo Seja Irregular

Bem, quando o seu ciclo não acontece o processo explicado acima, há algum indo errado com você, por isso, é importante visitar o ginecologista a cada seis meses e entender o que pode estar incorreto com você.

Algumas mulheres sofrem de Síndrome do Ovário Policístico que causa o aparecimento de cistos ovarianos e geram uma série de sintomas. O estresse, tabagismo, má alimentação, obesidade e o aparecimento de miomas.

Consulte um médico para realizar exames e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Muitas vezes, o uso de anticoncepcionais é o mais indicado para regularizar os seus ciclos. Mas sem mais delongas, aprenda agora como contar o ciclo menstrual irregular

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular E O Período Fértil

Como Contar O Ciclo Menstrual Regular:

Para começar a contagem é importante saber quantos dias dura o seu ciclo. Para você descobrir é muito simples: Conte o tempo do dia sua última menstruação e o primeiro dia do atual ciclo. Vou facilitar um pouco com um exemplo: Micaela teve sua última menstruação dia 15 de março e seu próximo ciclo começou dia 10 de abril. Ou seja, o ciclo durou 26 dias. Porém, é preciso observar essa constância durante três meses, para ter certeza dessa quantidade de dias e que ele não vai diminuir e nem aumentar de um mês para o outro.

A ovulação ocorre geralmente de 12 a 16 dias antes do final da menstruação. A média é de 14 dias. Então, voltando ao exemplo da Micaela: 26-14 = 12

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular:

É necessário calcular os seus ciclos. Você deve selecionar o menor e o maior ciclo e nesse casos, considera-se o período fértil quando a mulher está entre o primeiro dia do período fértil do ciclo menor e o último dia do período fértil do ciclo maior.

Exemplificando:

Menor ciclo de Helena: 23 -14 = 9

Maior ciclo de Helena:  35 – 14 = 24

Tirar a média desses dois ciclos e dará o dia exato dos seus períodos férteis.

Lembrando que mulheres que usam anticoncepcional não ovulam, então, elas não tem periodo fertil.

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular(Video)

Gostou do artigo? Leia também!

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular

Como Contar O Ciclo Menstrual Irregular?
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.