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Como Evitar o Catabolismo Muscular e Continuar Forte

Saiba Como Evitar o Catabolismo Muscular

Aprenda Como Evitar o Catabolismo Muscular e continuar grande com aquele abdômen trincado. Recupere os resultados do seu treino com algumas dicas bem simples.

Malhar todo dia parece ser a forma simples e rápida de manter os músculos crescidos e definidos. A mágica da vida saudável para muitos é fácil dessa forma. Bastaria imitar a sequência pesada de atividades de algum amigo, malhar por horas a fio em jejum, e acreditar que isso basta.

No entanto, o erro está no pensamento de muitos de que essas são boas práticas para obter o corpo perfeito. Isso porque malhar por muito tempo, sem uma alimentação adequada antes e depois do treino não ajuda em nada. Pelo contrário, provoca o Catabolismo Muscular.

Como Evitar o Catabolismo Muscular

Catabolismo Muscular – O Que É Isso?

O Catabolismo é um processo de quebra de moléculas do corpo. Ele ocorre naturalmente por várias reações necessárias à vida humana cotidianamente. Não é de forma alguma ruim por isso, já que se precisa dele para viver, mas, dependendo das substâncias quebradas, os sintomas podem ser desastrosos.

As fibras musculares são necessárias para a contração dos músculos, executada a todo instante durante os treinos aeróbicos ou anaeróbicos. Portanto, todo o movimento dos músculos depende delas.

Essas fibras são consumidas para a geração de energia e recuperação dos próprios músculos durante o processo de Catabolismo Muscular.

Na falta de fontes alimentícias para que o corpo seja capaz de executar exercícios físicos, a fonte alternativa se torna o próprio músculo.

Mas…Qual é o problema com isso?

Não há apenas um, mas vários problemas resultantes do Catabolismo Muscular. Eles envolvem:

  • Flacidez muscular;
  • Fraqueza durante os treinos;
  • Redução dos músculos;
  • Dores por todos os músculos;
  • Irritabilidade;
  • Sede;
  • Dores de cabeça após cada treino;
  • Insônia.

Como Evitar o Catabolismo Muscular

→ Alimentação

Não há como evitar o catabolismo muscular sem uma alimentação balanceada. O primeiro passo para qualquer um que planeja aumentar a massa muscular e ao mesmo tempo emagrecer é reeducar a alimentação de acordo com as calorias perdidas durante os dias.

Essas calorias não devem ser iguais as gastas durante cada dia, mas também não podem ultrapassar de forma que produza gorduras pelo corpo. Contudo, as medidas variam conforme a rotina de cada um e devem ser orientadas por profissionais da nutrição.

É nos alimentos que se encontram as substâncias para as atividades físicas. São carboidratos e proteínas participantes das diversas metabolizações para o organismo se manter ativo. Por isso, eles precisam ser ingeridos tanto antes quanto depois de exercícios.

>> ANTES do treino: alimentos calóricos formados por carboidratos complexos, baixo índice glicêmico. Esses irão lançar de pouco a pouco energia para o corpo. Assim, ele terá fontes durante todo o treino.

>> DEPOIS do treino: é a vez dos alimentos ricos em fibras e carboidratos de alto índice glicêmico. Eles servirão para recuperar as lesões musculares e aumentar as células desse tecido.

→ Tempo

O tempo de alimentação é muito importante. Ele é crucial para determinar um estado de catabolismo ou não.

Isso porque os alimentos não ficam sempre disponíveis para o catabolismo, mas são guardados na forma de gordura após um período.

Antes disso, ainda precisam ser digeridos e não podem ser utilizados nesse tempo.

No mínimo, 1 hora antes do treino se deve ser alimentado.

Caso a refeição seja bastante carregada, pode-se manter 1:30h.

Uma hora no máximo, após os exercícios, deve-se consumir a refeição pós-treino.

→ Prevenir o Treino Excessivo

O excesso de treino é um dos maiores motivadores para o Catabolismo Muscular.

Uma hora, o organismo não encontra mais reservas disponíveis de energia e acaba por provocar a utilização das fibras musculares.

Como Não perder Massa Muscular (Catabolismo) (VÍDEO)

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