Dicas de Dieta

Dieta Para Diabeticos Emagrecer! Confira!

Alimentação regrada, sem perder o prazer de comer!

Qual a melhor e mais adequada dieta para diabeticos emagrecer?

Quem não se preocupa com a dieta e insisti em se manter na zona de conforto comendo tudo que vê pela frente, um dia a casa cai.

A dieta para diabeticos emagrecer tem muitas coisas em comum como qualquer dieta balanceada. A diabetes afeta mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e, no Brasil, chega a quase 20 milhões de diabéticos.

Conviver com a doença exige disciplina. Causada pela falta de insulina a diabetes não tem cura. Existem tratamentos que permitem o controle do nível de açúcar no sangue e previnem as complicações.

Praticar exercícios, utilizar medicamentos prescritos pelo médico, administrar o estresse, cortar cigarro e álcool, cuidar da saúde bucal e  se alimentar corretamente, são atitudes que ajudam a controlar a diabetes.

O aumento do açúcar no sangue é facilmente diagnosticado em pessoas que estão acima do peso e com gordura abdominal.

Tipos de diabetes definem dietas

Dieta Para Diabeticos Emagrecer

Dieta Ideal Para Diabeticos Emagrecer

Diabetes Tipo 1 é aquela que o indivíduo já nasce com deficiência na produção de insulina pelo pâncreas. O organismo absorve rapidamente os açúcares elevando a glicemia. Nesse tipo de diabetes há necessidade de acompanhamento médico e medicamentos.

Diabetes Tipo 2 é adquirida em qualquer fase da vida. Decorrem da má alimentação, obesidade e sedentarismo.

A dieta para diabeticos emagrecer é preventiva. Evita causar cegueira (glaucoma), AVC (Acidente Vascular Cerebral), obesidade mórbida, gangrena em extremidades do corpo, má cicatrização e até morte com comprometimento renal e coma diabético.

Manter o controle da glicemia, administrar a alimentação evitando comidas gordurosas cheias de açúcar e amido, a doença não se aproxima.

Alimentos permitidos e proibidos

Dieta para diabeticos emagrecer do tipo 1 pede consumo de carboidratos complexos: arroz integral, batata doce, pães de fermentação natural sem açúcar, macarrão e massas integrais, porque essas farinhas contem muitas fibras que evitam que o organismo absorva rapidamente os açúcares.

É bom evitar carboidratos simples: batata inglesa, inhame, mandioca, pães de farinha, bolos, biscoitos industrializados, gorduras saturadas e frituras.  Tudo isso se transforma em açúcar ao serem metabolizados no organismo, elevando os níveis de insulina no sangue.

Diabetes adulta é a do tipo 2 que se manifesta em pessoas já obesas, sedentárias, ou porque possuem histórico familiar. O pâncreas não produz insulina suficiente para metabolizar o açúcar no sangue que foi ingerido.

Se houver uma alimentação correta e perda de peso, há chance de cura. Evite os carboidratos simples, as gorduras saturadas e o açúcar. Consuma legumes e frutas. Mantenha atividades físicas diariamente para perder peso e ajudar a manter os níveis de glicose.

Mude a vida para viver

A dieta para diabeticos emagrecer exige mudança de hábitos.

Para o preparo de um suco é comum misturar 2 a 3 frutas que é um exagero para o diabético. Consuma 1 fruta in natura.

Cereais integrais demoram mais para serem digeridos. Os picos de glicemia são menores.  Troque os alimentos industrializados que levam açúcar e sódio por alimentos naturais como frutas e legumes.

Troque a manteiga por azeite de oliva e sal pelas ervas aromáticas, pois o sal potencializa a retenção de líquidos.

Substitua açúcar por stevia para agregar benefícios no seu tratamento, tanto para controlar os níveis de glicose no sangue, como para baixar os quilos em excesso. Fique atento com a hipoglicemia, quando o açúcar despenca e causa encrenca.

Controle a doença, baixe o peso e viva melhor. Pratique exercícios como uma rotina. Garanta qualidade de vida.

Diabético emagrece com alimentos ricos em fibras

Fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino e causam sensação de saciedade. Na dieta para diabeticos emagrecer o grande benefício é que as fibras diminuem os níveis de açúcar no sangue. Os vegetais, frutas, nozes, feijões, ervilhas, lentilhas, farinha de trigo integral e farelo de trigo possuem boas fontes de fibras.

Quando o alimento é muito cozido ou pouco fibroso ele favorece o processo de absorção e as substâncias caem rapidamente na corrente sanguínea.  

Como as células não dão conta de retirar do sangue a quantidade de glicose ou gordura, elas ficam circulando no corpo. Com isso há uma sobrecarga dos rins, endurecimento das paredes venosas por conta da gordura, vem a diabetes, hipertensão arterial, colesterol aumenta e pode ocorrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Quem substitui alimentos refinados pelas versões integrais consegue emagrecer mais rápido. Alem de absorverem e eliminarem a gordura presente no estomago, as fibras tem propriedades que favorecem a perda de peso.

Consuma

Aveia, quinoa, cereais integrais, soja, feijão, grão de bico, peixes, aves, carnes magras, leite e iogurte desnatado, linhaça, azeite, abacate, castanhas, amêndoas, nozes,  frutas como maças, peras, ameixa, pêssego, morango, laranja,  legumes e verduras, chá verde e canela.

Não consuma

Açúcares, doces, pão branco, macarrão, batata inglesa. arroz branco, bebidas alcoólicas, sucos industrializados, refrigerantes, leite e iogurte natural, queijo gorduroso, creme de leite, manteiga, carnes  gordas, frituras, frutas como melancia, abacaxi, lichia, melão e frutas secas como uva passa e tâmara.

Dieta Low Carb para diabético emagrecer

O equilíbrio é a grande sacada dessa dieta. Os portadores de diabetes precisam ter atenção especial ao tipo de carboidrato que vão colocar em suas refeições.

Dieta com redução dos carboidratos simples (absorção rápida) como arroz branco, macarrão, pão, açúcar refinado e outros.

Os carboidratos complexos são digeridos de forma mais lenta pelo organismo. Vão evitar picos altos de açúcar no sangue. Consuma arroz integral, pão integral, cereais integrais, lentilha, grão de bico, cenoura, batata doce e amendoim.

Os carboidratos simples e os doces não estão proibidos. Não se martirize! Mas se for comer um doce, diminua os carboidratos para compensar.

A substituição dos carboidratos deve ser feita de forma progressiva. Respeite o metabolismo para que o organismo não venha a ter bruscas respostas. Pode causar efeitos colaterais como tonturas, alteração do humor, dores de cabeça e desmaios.

Evite outras doenças com a dieta para diabeticos emagrecer

A diabetes provoca o risco de doença no coração e acidente vascular cerebral (AVC). A alimentação é decisiva. Passe a consumir peixes como atum, salmão e bacalhau, abacate, nozes, amêndoas, nozes-pecã, óleo de oliva e de amendoim.

Evite as gorduras saturadas e trans e com o consumo de sódio, todo cuidado é pouco!

Pular refeições não é um bom hábito para quem é diabético, principalmente se estiver fazendo uso de insulina. Afeta o equilíbrio entre o consumo de alimentos e a ingestão de insulina, provocando uma queda do nível de açúcar no sangue, além de provocar ganho de peso.

Três refeições por dia e mais lanchinhos entre cada uma delas, é o ideal. Xô para fast-food e salgadinhos ‘inocentes’. Quando não puder evitar, busque saladas de vegetais sem temperos gordurosos ou sanduíches integrais.

Uma das complicações que costumam surgir com a diabetes é a insuficiência renal. Quando isso ocorre a dieta precisa ser revista, como a restrição no consumo de proteínas, potássio, fósforo e sal quando se dá início ao tratamento renal. Já a ingestão de gorduras e carboidratos será alterada.  Vai ser aumentada para manter a massa muscular e o peso.

Consulte seu médico e nutricionista para ter uma dieta diversificada, correta e agradável.

Dieta Para Diabeticos Emagrecer (Vídeo)

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