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Exercicios Físicos Para Idosos – Terceira Idade Com Saúde!

Os Exercicios Físicos Para Idosos É Um Grande Caminho Para Saúde E Bem-Estar

exercicios físicos para idosos

Exercicios Físicos para Idosos

Exercicios Físicos para Idosos…

Quem disse que a terceira idade não é sinônimo de uma vida saudável longe de doenças?

Isso tudo é possível com a prática de exercicios físicos para idosos. Uma ótima oportunidade de sair do sedentarismo e trabalhar as articulações que travam nessa fase da vida.

Existem alguns exercicios fáceis e simples de ser inseridos no dia a dia dos idosos que podem contribuir para uma vida saudável e feliz. O que pode proporcionar uma qualidade de vida melhor para os avós, longe de doenças e problemas de saúde que surgem toda hora.

A atividade física, mesmo que leve, estimula tanto o corpo quanto a mente desses senhores que acham que já viveram de tudo. Porém, mal sabem que manter o corpo em movimento vai ser o auge da vida.

Benefícios dos Exercicios Físicos para Idosos

Os benefícios que os exercicios físicos para idosos são ainda mais estimulantes para adotar uma vida de cuidados com o corpo. Você vai se surpreender como é benéfico praticar exercicio nessa fase.

Reduz os Riscos de Doenças

Mesmo que os idosos pratique exercicios físicos algumas doenças, como hipertensão, diabetes e varizes são inevitáveis que ocorram. Entretanto, a atividade física melhora a circulação sanguínea do corpo e libera a serotonina que priva os idosos de uma vida de ansiedade e depressão.

Esse é um grande fator para diminuir os riscos de doenças que costumam aparecer depois dos 50 anos.

Cérebro em Alerta

Os idosos sofrem muito com falta de atividade cerebral por causa do sedentarismo, isso provoca esquecimento, confusão mental e fadiga constante.

Com a prática de exercícios físicos para idosos, movimentos como caminhar, alongar e pedalar vão ajudar a manter a concentração e o cérebro em alerta.

Melhora a Qualidade do Sono

exercicios físicos para idosos

O exercicio físico proporciona bem-estar e ajuda a relaxar o corpo depois de um bom banho e uma cama macia.

As atividades vai ser o suficiente para trazer aquele cansaço no corpo, libera a melatonina, melhora o funcionamento do organismo e garante uma boa noite de sono.

Eleva a Auto-Estima

A auto-estima pode ser elevada apenas com uma escolha de roupa para praticar os exercicios e até mesmo o olhar no espelho ao pentear os cabelos.

O idoso passa a ter clareza dos cuidados com o corpo e vai emitir uma sensação de que realmente está fazendo algo incrível com o seu tempo.

Independência

Na faixa dos 70 anos, muitos idosos se consideram um peso para as suas famílias. Por isso, praticar exercicios físicos para idosos vai deixá-lo com um ar de independência e autonomia para viver a vida.

Corpo em Forma

A magreza e a obesidade são duas características da terceira idade que afetam os idosos com doenças hipertensivas, diabetes e doenças cardiovasculares.

Manter o corpo em forma vai garantir que o organismo trabalhe de forma regular e saudável. O que ajuda a manter as doenças longe dos bons velhinhos.

Melhora o Equilíbrio

Atividade físicas para idosos

É na terceira idade que começam as falhas nas articulações e provocam quedas que muitas das vezes causam fraturas graves, impossibilitando a movimentação do idoso.

A atividade física vai ajudar a fortalecer os músculos e as articulações do corpo. Assim, o idoso vai ter mais segurança para andar sozinho e realizar tarefas diárias, como conseguir subir escadas ou ir ao banco.

Interação Social

Quem disse que já não há tempo para fazer novas amizades e conhecer pessoas? Geralmente, os exercicios físicos para idosos são realizados em grupos que possibilita a interação social entre eles.

Vai ser como na infância fazendo amizades novas com o pessoal da Educação Física. As novas amizades vão ajudar o idoso ter uma vida mais feliz e rodeado de amigos.

Aumenta Apetite

A falta de sede e de fome ocorre muito entre os idosos.

Porém, esse quadro vai mudar com os exercicios físicos que queimam muitas calorias e pede mais nutrientes que são consumidos com o despertar da fome.

Uma boa forma de aumentar o apetite do idoso que está muito magro e não sente fome.

Quais Exercicios Físicos Para Idosos São Indicados?

Os exercícios devem ser praticados 3 vezes por semana e sob prescrição médica e com a supervisão de um preparador físico, pois alguns deles podem estar contra-indicados, de acordo com o condicionamento físico do idoso.

Por isso, separamos algumas dicas de exercicios físicos para idosos:

Caminhadas

Atividade físicas para idosos

A caminhadas deve ser iniciada aos poucos de 30 a 60 minutos, tempo o bastante para que os músculos sejam fortalecidos e o ritmo dos batimentos cardíacos melhoram.

Natação

A natação é um ótimo exercicio para alongar e fortalecer os músculos. Além de aliviar dores, como a artrite e doenças causadas pelo sobrepeso.

Sem contar que a natação é uma atividade física de baixo impacto, o que ajuda na prevenção de lesões e fraturas.

Andar de Bicicleta

Atividade físicas para idosos

Algumas pedaladas ajudam a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, além de fortalecer os músculos das pernas e abdômen.

Alongamento

Os alongamentos parecem ser algo muito simples, porém possibilitam que o idoso possa realizar atividades, como arrumar a casa e ter mais flexibilidade.

Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica é um exercício de baixo impacto que melhoram os batimentos cardíacos e a saúde dos pulmões.

Yoga

Atividade físicas para idosos

A yoga é um grande exercício para trabalhar o equilíbrio, corrige a postura, estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações.

Pilates

O pilates é super indicado para os idosos aliviar o estresse, ganhando mais flexibilidade, equilíbrio e melhora a postura.

Exercicios Físicos para Idosos (Vídeo)

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