Saúde e Bem-Estar

Fadiga Muscular Pode Ser Sinal De Problema De Saúde

A Fadiga Muscular Não É Um Cansaço Normal!

A fadiga muscular acontece quando uma pessoa realiza um esforço muito intenso, ela sente um grande cansaço e dores musculares na região que foi mais exercitada. Isso acontece porque o músculo não está habituado a fazer tanto esforço até mesmo os mais simples, como correr e caminhar.

Fadiga Muscular

Saiba o que é a Fadiga Muscular

Por isso, uma pessoa sedentária que não está acostumada a praticar qualquer atividade física que exige os movimentos dos músculos, sente muita dor muscular e fadiga! Sem contar com a falta de ar que aparece durante o exercício!

O aumento de força e a fadiga muscular pode ser um princípio normal do envelhecimento natural do corpo. É comum que com passar dos anos os músculos perdem a força por não serem treinados. Se uma pessoa é acostumada a treinar desde de cedo e fazer musculação, talvez não sinta tanto os gastos da atividade física. Entretanto, é necessário ficar ligado aos sintomas repetitivos que podem indicar problemas de saúde que levam a fadiga muscular.

Situações que Podem Levar a Fadiga Muscular

Muitas pessoas acham que a fadiga muscular é causada pela a exaustão da atividade física, porém pode ser bem mais grave do que parece! Selecionamos alguns sintomas que podem justificar a fadiga muscular que estão relacionados a problemas de saúde. Confira!

Escassez de Minerais

Falta dos minerais potássio, magnésio e o cálcio podem causar uma fadiga muscular constante. Esses minerais são muito importantes para tratar da contração e do relaxamentos das fibras musculares. Sempre que há uma falta grande desses minerais, os músculos se cansam rápido!

Para evitar esse fator, é necessário comer alimentos que carregam o potássio, magnésio e o cálcio. Mas se os sintomas persistirem, procure um clínico para realizar um exame mais completo e descobrir a verdadeira causa.

Anemia

Uma pessoa com anemia sofre com a diminuição do número de células vermelhas que transportam oxigênio no sangue até aos músculos. Assim como o nosso corpo, os músculos também precisam de oxigênio para funcionar perfeitamente e sem oxigênio causa a fadiga muscular.

Diabetes

Pessoas com o alto grau de açúcar no sangue podem ter os nervos prejudicados pelo o açúcar, pois as fibras que estão ligadas aos nervos afetados vão ficar fracos e deixar de funcionar. O que faz reduzir bastante a força e provocar a fadiga muscular.

Problemas Cardiológicos

Cardiopatas podem ter muita fadiga muscular, principalmente aqueles que apresentam insuficiência cardíaca. O problema no coração faz com que o coração tenha dificuldades para bombear o sangue e levar o oxigênio pelo corpo, o que provoca muito a fadiga muscular.

Problemas Renais

As doenças causadas nos rins prejudicam que o funcionamento normal causando um desequilíbrio na quantidade de minerais no organismo. Assim, se minerais como o cálcio, magnésio ou potássio estiverem em quantidade errada os músculos podem deixar de conseguir trabalhar, provocando uma diminuição acentuada da força e aumento do cansaço geral.

Gravidez

Durante a gravidez, as demandas de energia e nutricionais da mulher podem ser aumentadas. Por isso, é comum que gestantes sintam fadiga, especialmente no final da gestação. Mas depois que o bebê nasce tudo volta como era antes e os problemas com fadiga muscular acabam!

Idade

A idade é um fator simples que pode levar a fadiga muscular, como por exemplo os idosos. Os bons velhinhos não tem culpa de se sentirem cansados, e isso é um processo natural para todas as pessoas. O legal é procurar atividades físicas mais leve, como caminhadas e hidroginástica que trabalha as articulações, equilíbrio, força e resistência.

Outras Mais Simples Como:

  • Bronquite;
  • Enfisema pulmonar;
  • Fibromialgia;
  • Doenças do fígado;
  • Mononucleose.

Existem inúmeras causas que podem prejudicar o músculo e apresentar a fadiga muscular. Dentro de algumas que foram citadas estão também os fatores ligados ao:

  • Sistema nervoso central;
  • Sistema nervoso periférico;
  • Junção neuromuscular;
  • Função das fibras musculares.

Como Prevenir a Fadiga Muscular?

Fadiga Muscular

Ficou claro que a fadiga muscular é uma causa natural que acontece com o nosso corpo quando esforçamos muito alguma parte do corpo. Contudo, existem causas de problemas de saúde que podem também influenciar para uma fadiga muscular. Por isso, preste atenção em algumas indicações que podem ajudar a passar pela fadiga muscular.

Escolha Um Treino de Acordo Com o Seu Preparo Físico!

É importante para evitar a fadiga muscular respeitar os limites do seu corpo e optar por treinos leves até pegar um preparo físico. Cada corpo tem as suas necessidades físicas e por isso, não podemos sobrecarregar os músculos com exercícios que um atleta realiza.

Para se tornar um atleta é preciso muito treino e iniciar aos poucos. Se não souber por onde começar peça ajuda a um profissional para realizar uma avaliação física.

Beba Bastante Água e Descanse!

Beba bastante água antes, durante e depois da atividade física. Não deixe de relaxar e descansar depois do exercício! Lembre-se, o seu corpo precisa se exercitar e também descansar para repor as energias. Não esqueça de se alimentar de forma saudável e comer alimentos que possam te ajudar a ter um bom desempenho nos exercícios.

Essas boas práticas são capazes de retardar a fadiga e a falência muscular, e as reservas de glicose devem ser sempre priorizadas, principalmente nos exercícios de endurante ou de resistência muscular.

Respeite o Tempo de Descanso!

Fadiga Muscular

Todos os atletas devem ter uma ótima noite de sono. As noites bem dormidas são fundamentais para repor as energias. O sono faz parte do bom treino e vai ajudar muito no desempenho da atividade física.

Mantenha Sempre a Postura Durante o Treino!

Não adianta resolver o problema da fadiga muscular e esquecer das outras partes importantes do corpo. O que mais sofre impacto com as atividades físicas, é a coluna. Por isso, é necessário manter a coluna sempre ereta durante o treino. A postura vai amenizar as chances do cansaço e garantir a segurança da sua coluna.

Use Roupas Adequadas!

Usar a roupa adequada de acordo com as condições climáticas ajuda a poupar a energia do corpo. Escolha roupas leves e frescas! Escolher dias e horas mais frescos, pode contribuir muito para um bom treino sem muito cansaço. Se tiver como correr na praia, é melhor ainda!

Fadiga Muscular (Vídeo)

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