Alimentação Saudável

Kombucha Emagrece? Será Que Vale a Pena Fazer em Casa? Quais seus Prós e Contras?

kombucha Emagrece? Essa é sua duvida? O Kombucha, ou “kombutcha” é uma bebida probiótica milenar originária da china datada de aproximadamente 220 A.C., na época da dinastia Qin. Ele foi muito usado e conhecido até a segunda guerra mundial, quando as ervas e açúcar começaram a ser racionados e por isso as pessoas foram deixando de fazer e consumir.

O chá estimula o metabolismo, e há quem diga que emagrece, e até que tem outros benefícios ao organismo como a recuperação da flora intestinal, desintoxicação, fonte de energia, melhoria da imunidade, prevenção de câncer e por ai vai…

Ele é feito a partir da fermentação de algum chá rico em cafeína, como chá preto, chá verde, mate ou chá de hibisco e açúcar, fermentado por microrganismos (leveduras e bactérias do bem), chamada scuby, que pode ser cultivada em casa, adquirida pela internet ou pode ser obtida por uma matriz, que pode ser desenvolvida até mesmo pelo chá de Kombucha comprado no mercado.

Devido a fermentação feita a partir do scuby, juntamente com o chá, a bebida se torna alcoólica, e seu nível alcoólico varia muito, dependendo de quantos dias fica em estado de fermentação. O nível de álcool normalmente varia de 0,6 a 5%, mais ou menos o que se tem em uma cerveja.

Dá Para Fazer o Kombucha em Casa?

Não se trata de uma bebida de fácil preparo. Você precisa ter em casa alguns utensílios não muito usuais nas residências brasileiras, como panela de vidro, recipiente de vidro que comporte mais de 3 litros, muitos potes de vidro para fazer a divisão e etc. Mas cada vez aparecem mais adeptos a bebida que faz este preparo em casa.

Fazer em casa, exige muita disciplina, limpeza e paciência. O scuby, sendo feito a partir de uma garrafa de chá industrial, leva em torno de 30 dias para chegar no ponto certo para você obter sua própria matriz de scuby. Já você recebendo a doação de uma matriz de scuby, o chá demora em torno de 6 a 10 dias para ficar pronto.

Mesmo assim, deve se ter muito cuidado no preparo. Não se pode usar nada de metal em seu preparo ou divisão, tudo tem que ser muito bem esterilizado, não pode ficar mexendo ou trocando o recipiente de lugar, durante a sua fermentação ele tem que ficar em local escuro com ventilação, mas que não pegue nenhum tipo de fumaça ou luz solar.

Ainda assim, mesmo tomando todos esses cuidados você corre o risco de perder ou errar na mão. Se ele começar a avinagrar demais ou mofar, todo o seu trabalho terá sido em vão e você vai perder o seu scuby.

Kombucha Emagrece, Mas, Quais Os Seus Outros Benefícios?

A literatura existente sobre se o kombucha emagrece, para que ele faz bem, se ele pode fazer mal, como fazer e tudo mais, é muito extensa e algumas vezes divergente. Então vou expor os principais pontos que parece que todos concordam sobre o kombucha.

  • Desintoxicação: As bactérias e leveduras do kombucha agem diretamente no sistema digestivo, principalmente no intestino, eliminando os toxinas do organismo.
  • Energia, anemia e disposição: O kombucha aumenta a absorção de ferro potencializando a produção de hemoglobina, acabando com a anemia e aumentando a oxigenação das células e assim aumentando a disposição e energia.
  • Imunidade: Ele tem alta concentração de vitamina C o que melhora o sistema imunológico.
  • Diabetes: Ele diminui o nível de açúcar no sangue.
  • Articulações: Ele aumenta os níveis de colágeno que ajuda na lubrificação de articulações e formação de cartilagens.
  • Antioxidante: Sua função antioxidante é até 100 maior do que a da vitamina C e 25 vezes mais que a vitamina E.

Como Devemos Tomar o Chá de Kombucha?

Nunca se deve começar tomando uma xícara. Nosso organismo não esta acostumado a tais substâncias, por tanto deve-se começar aos poucos e depois ir aumentando as doses. Ele deve ser tomado apenas antes das refeições.

Segundo pessoas que tomam o chá, no início se deve tomar apenas 117 ml e depois ir aumentando aos poucos até no máximo 470 ml ao dia. Embora a FDA (Food and Drug Administration) recomenda o consumo de no máximo 120 ml por dia.

Se a Kombucha Emagrece, Quais os Males que Ela Pode Trazer?

Não existem provas dos malefícios que o uso contínuo do chá de kombucha pode nos proporcionar. Mas qualquer erro em seu preparo pode causar vários danos a sua saúde, principalmente aos rins e fígado. De acordo com estudos o kombucha emagrece, mas pode conter um fungo chamado Aspergillus, que produz uma toxina que pode atacar diretamente o cérebro e causar várias doenças, incluindo câncer.

Foram feitos muitos testes e em alguns deles as pessoas que tomaram kombucha todos os dias por vários meses apresentaram hepatotoxicidade com inflamação do fígado, náuseas, vômitos, diarreia e amarelamento da pele. Outra conseqüência foi a acidez do sangue que tinha valores muito ácido, e acima do normal.

Considera-se que as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos tem maiores chances de sofrer com esses efeitos colaterais e que será apresentado com maior gravidade.

Kombucha Emagrece (Video)

Gostou do artigo? Leia também!

Kombucha Emagrece? Será Que Vale a Pena Fazer em Casa? Quais seus Prós e Contras?
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.