Alimentação Saudável

Mel Beneficios e Maleficios Desse Doce Tão Natural e Versátil

Mel Beneficios e Maleficios do Doce Produzido pelas Abelhas

Saber sobre Mel Beneficios e Maleficios é muito interessante, visto que o mel é um alimento que ou você ama ou odeia, mas não conhece as propriedades e funções dele no nosso organismo. Algumas pessoas usam o mel apenas para adoçar sucos e frutas, outros para aliviar ou combater sintomas da gripe. Os amantes de mel, consomem puro mesmo.

O mel é um alimento poderoso encontrado naturalmente nas colmeias de diferentes espécies de abelhas. Elas usam enzimas próprias unidas ao néctar presente nas flores e quimicamente transformam o produto, que é armazenado em favos na colmeia, e maturado até se tornar o mel genuíno.

Os antigos consideravam o mel um alimento sagrado e milagroso, capaz de revitalizar o espírito e trazer energia. Em parte, não estavam errados.

mel beneficios e maleficios

Quais os benefícios e malefícios do mel?

Mel Orgânico e Mel Não Puro

O mel orgânico está em sua forma pura e natural de acordo com o que foi elaborado pelas abelhas e armazenado, sem conservantes significativos. Essa forma é a mais saudável e abordada neste artigo.

Existem, porém, certos produtores que não entregam um produto autenticamente natural, acrescentando a fórmula do mel mais glicose ou outro conjunto de substâncias sem avisar ao consumidor para tornar a produção mais barata.

É importante conhecer as características do mel verdadeiro para não levar para casa algo sem confiabilidade.

Características Físicas do Mel Verdadeiro

O mel verdadeiro acaba se solidificando com o tempo e colocar na geladeira antecipa esse estado. Para fazer com que ele volte ao estado líquido, basta aquecê-lo em banho maria a 45 graus por 15 minutos.

Ele possui coloração escura e grossa consistência. No sabor, é fortemente adocicado e, ao ingeri-lo, sente-se uma leve ardência na garganta como um xarope para tosse.

Mel Beneficios e Maleficios

Mel Beneficios e Maleficios

Benefícios

> Antisséptico natural

Colocar o mel sobre feridas superficiais acelera a cicatrização, reduz inflamações e protege contra a contaminação por microorganismos prejudiciais como bactérias.

> Facilita a Digestão

Consumir mel acalma a parede os órgãos digestivos e toda a flora intestinal. Irritações, feridas e inflamações interiores nesses órgãos, por exemplo, úlceras e gastrites são aliviadas por esse alimento.

> Pele

Os componentes presentes no mel, quando aplicados diretamente na pele, tornam-na mais macia, brilhante, clareia manchas e ajuda na cura da Acne.

> Alivia Dor de garganta

As dores de gargantas são reduzidas com o consumo de mel porque elas são ocasionadas por danos por micro-organismos agressores ou feridas mecânicas que acabam inflamando o tecido da região.

Logo, por suas propriedades defensoras e anti-inflamatórias o produto das abelhas é útil na cura desses problemas. Se a causa for alérgica, o mel é eficiente da mesma forma.

> Ajuda a Emagrecer

Poucas doses diárias de mel (até 1 colher de sopa) são eficazes no emagrecimento quando ele substitui outras formas de adocicar as refeições. Com seu sabor forte não deixa que se exagere ao incluir na dieta o mesmo.

Além disso, mel proporciona uma liberação de energia segura para promover os gastos físicos de exercícios sem engordar.

> Proporciona Ânimo

As energias encontradas no mel podem ser precisas na redução do estresse e do desânimo. Ele irá aumentar a disposição e o bom humor.

Mel Beneficios e Maleficios

Malefícios

> Diabetes

O mel é perigoso para os diabéticos não devendo ser consumido por eles. A formação do mel é em maior parte de açúcares simples, por isso, eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Não deve ser utilizado ainda que seja mais saudável que o açúcar refinado.

> Crianças

Em crianças de até 1 ano não é indicado o consumo do mel. Nele, estão contidos alguns organismos maléficos que o organismo da criança não pode se proteger. Esse organismo recebe o nome de Clostridium botulinum e é causador do Botulismo Infantil, que se caracteriza pela intoxicação alimentar.

Mel Beneficios e Maleficios

Mas não é motivo para se desesperar, caso você seja amante de mel! Ele é contraindicado apenas para diabetes e para crianças menores de 1 ano ou adultos que possuem problemas com a flora intestinal.

E, claro, nada em excesso – principalmente doces – faz bem à saúde. Portanto, consuma moderadamente.

Os Beneficios do Mel que Você Não Sabia (VÍDEO)

Perigos do Mel (VÍDEO)

Veja Também:

Mel Beneficios e Maleficios Desse Doce Tão Natural e Versátil
5 (100%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.