Exercícios

O que é Calistenia? Tire TODAS as Suas Dúvidas Sobre!

Movimentos Livres Desafiam Leis da Física a Céu Aberto

o que é calistenia

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Apesar do nome incomum, é fácil saber o que é calistenia pelas suas origens gregas. ‘Calis’ vem do grego Kallos que indica perfeição e ‘tenia’ vem da palavra sthenos, que significa força.

Os gregos sempre foram adeptos ao culto da beleza, da estética corporal e buscavam harmonia entre corpo e mente, num equilíbrio perfeito.

Calistenia: Ficar Parado, Nem Pensar!

Calistenia  é o ato de se praticar exercícios com o próprio peso do corpo e ter como resultado um físico forte e esbelto. Conhecida também como street workout (treino de rua), arrebata corações e fama mundial.

Qualquer lugar se pratica calistenia. Para executar uma variedade maior de atividades procure as barras, que são muito comuns nos parques.

Os Exércitos e as Forças de Segurança ao redor do mundo utilizaram os treinos de calistenia, como uma maneira de manter seus agentes condicionados para efetuar as tarefas.

Para entender o que é calistenia, basta investir num estilo de vida saudável, jogando para alto o sedentarismo.

Vai eliminar patologias relacionadas quando o corpo está inerte, paradinho diante de uma televisão, de segunda a segunda.

Suécia Trouxe os Princípios da Calistenia

A ginástica sueca trouxe à calistenia um estilo de vida com exercícios inclusivos, agregando homens, mulheres e crianças de todas as idades, credos e religiões.

  1. Seleção dos exercícios que devem ser cuidadosamente escolhidos. Não basta agrupar pessoas de forma desconexa. Harmonizar é a palavra chave com conceitos educativos, recreativos e preventivos;
  2. Precisão dos exercícios que precisam ser bem feitos para alcançar velocidade e agilidade no corpo;
  3. Totalidade no programa que vai surtir elegância, equilíbrio e boa postura;
  4. Progressão dos exercícios tanto na velocidade, quanto na complexidade;
  5. Unidade dos exercícios que são selecionados sem provocar sobrecarga;
  6. Adaptação leva em conta idade, sexo e ocupação de cada participante.

Calistenia no Brasil

Há quase dez anos foi implantada a calistenia no Brasil com adaptações à realidade brasileira. A equipe Calistenia Brasil é uma referência no país. Promove campeonatos, incentiva o esporte e aperfeiçoa o crescimento da modalidade.

Um esporte que agrega música e trabalha todo o corpo, desde a ponta do dedo da mão até a ponta dos pés, ganha marca de esporte completo. É livre para qualquer pessoa, apenas com atenção aos limites pessoais.

A luta é pelos atletas, pelo esporte e esse estilo de vida calistênico mexe com conceitos, rotina, alimentação e transforma a maneira de ser e agir de quem abraça a causa.

Nas academias, ao entender o que é calistenia ela é incorporada a outras modalidades como crossfit, treinamento funcional e street workout.

Entenda o Que é a Calistenia e Aproveite Benefícios!

o que é calistenia

Os exercícios são em conjunto para benefícios do corpo todo. Promoverá  aumento de força física e massa muscular. Como a maioria das atividades são movimentos livres, atua como treino funcional, melhorando a resistência e a mobilidade.

Calistenia não precisa de aparelhos e nem máquinas. Pode realizar em casa, na rua, na avenida, na praia, na praça e o horário você escolhe.

Excelente para pessoas que não tem horário e nem dinheiro para pagar uma academia. Dá para fazer fora do seu habitat de origem.

Calistenia proporciona benefícios para atividades do cotidiano, pois dará mais preparo para tudo e resistência às lesões.

Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio corporal. Desenvolve a coordenação motora, reduz a gordura corporal, aumenta o gasto energético, contribui para um metabolismo ativo e reduz a freqüência cardíaca em repouso.

Com a diversidade de exercícios acaba por interferir em cada músculo do corpo.

Calistenia, Criatividade Não Falta!

Não é todo mundo que gosta de musculação. Mas isso não é impeditivo de se querer um corpo saudável e sarado. Surge a calistenia que é uma alternativa divertida e sustentável.

Na medida em que são apresentadas variações de exercícios, o que importa é realizar corretamente, para que esses movimentos surtam o efeito tão esperado.

A calistenia é um ótimo esporte para o condicionamento físico ficar no ponto. Se o objetivo não for apenas a hipertrofia (musculação) a calistenia vai mudar seu corpo, sua mente e vai lhe dar leveza.

Treinar Sem ENTENDER o Que é a Calistenia NÃO é Uma Boa Opção!

o que é calistenia

Dos exercícios básicos iniciais aos mais complexos:

Trabalhar Membros Superiores

Barra Fixa

Considerada a ‘espinha dorsal’ da calistenia são os exercícios que vão atuar nos músculos da dorsal (costas e bíceps);

Flexão de Braços

vai atuar nos grupos musculares (peitoral, tríceps, deltóides ou ombros) além de ajudar a ganhar força para outros exercícios. Pode ser feito em qualquer lugar e sem equipamento. Promove resistência muscular;

Barra Paralela

Útil para treinar o peitoral, deltóides e tríceps. Aparelho encontrado em parques e academias. Gera força no tríceps e ajuda outros exercícios;

Muscle Ups

É um exercício difícil a ser realizado no início, pois trabalha diversos grupos musculares. Gera força e hipertrofia muscular. O praticante faz barra fixa e paralela em conjunto.

Trabalhar Membros Inferiores

Agachamento

É considerado o principal exercício no treino. Os exercícios estão voltados para a parte superior do corpo e pode causar um visual desproporcional. Com o agachamento livre e com o peso do corpo trabalhando o quadríceps, trará grande quantidade de massa muscular nos músculos inferiores (pernas e glúteos);

Abdominal

Permite um abdômen bem definido e é importante treinar esta região para fortalecer o core (musculatura próxima ao umbigo, músculos abdominais, região lombar, pelve e quadril) e evitar lesões. Terão diversas variações de elevação de pernas na barra. Boa evolução para demais atividades.

Saber Como Treinar Calistenia

Não existe nenhum pré requisito para praticar calistenia, mas é importante que se faça com um acompanhamento de um profissional de educação física, para evitar lesões ou problemas futuros.

Planejamento adequado para conquistar um bom desenvolvimento é fundamental e, também, para levar a um condicionamento eficaz.

Importante priorizar a técnica para estar atento à postura e não cometer excessos, evitando lesões pela prática inadequada dos exercícios.

Comece pelo básico antes de buscar outras variações que possuem um nível de dificuldade maior. Treine de forma inteligente com o objetivo de evitar danos para o corpo e para a mente. Respeite os limites.

Para progredir é necessário saber o que é calistenia e aumentar gradativamente com os descansos necessários. O importante é que a cada sessão ocorra uma evolução, mas sempre de forma cautelosa.

Programação de Treinamento da Calistenia

Importante seguir regras. Pratique a rotina de treinos que vai variar de pessoa para pessoa, dependendo do nível de condicionamento.

A freqüência deve variar entre duas e três vezes no início, com espaço para progredir aos poucos, com as adaptações e experiências com cada modalidade.

Um iniciante vai levar em média 6 meses para conseguir um resultado e os movimentos ficarem bem adaptados. Cada hora de calistenia você gasta 500 calorias.

Regrinha básica: 25 flexões de braço, 15 barras (palmas para frente ou para trás na barra), 50 elevações de pernas suspenso na barra, 15 paralelas, 100 repetições de agachamento livre com o peso do corpo.

E pode parar por ai!

Se não conseguir fazer tudo de uma vez, dê uma pausa e recomece até fechar o ciclo. Quanto mais rápido terminar cada exercício, maior será a intensidade do treino e sua evolução será mais rápida.

Ao conseguir realizar todas as repetições de cada exercício sem descanso, você estará apto a realizar treinos mais complexos e volumosos.

Cuidados Essenciais Para a Prática da Calistenia

A alimentação tanto para emagrecer ou para adquirir massa magra depende da ingestão correta de alimentos. Comer na hora certa, evitar o excesso e nunca substituir uma refeição pela outra.

A calistenia poderá ser praticada por qualquer pessoa desde que seja liberada pelo médico, sempre com respeito aos limites de cada praticante.

Evite o esgotamento muscular com os descansos, para garantir o emagrecimento e o crescimento da massa muscular magra. Evite problemas para o sistema cardiovascular.

Ficar hidratado sempre! Haverá perda de líquidos e minerais podendo ocorrer uma desidratação.

A prática da calistenia em grupo proporcionará prazer, sociabilidade e compartilhamento de idéias. Na calistenia há necessidade de ter disciplina (aos exercícios) e paciência (resultados).

Pratique caminhadas sem trotes para criar condições ao corpo e gradativamente inclua corridas, circuitos, saltos e atividades similares.

Limites para vitórias lá na frente!

O que é Calistenia (Vídeo)

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