Saúde e Bem-Estar

Sinusite Como Tratar? Os Melhores Tratamentos Para Sinusite

Saiba como se livrar desse mal

A sinusite é um mal que ataca uma série de pessoas e causa dores absurdas de tão intensas. Só no Brasil, ela atinge cerca de 30 milhões de pessoas anualmente, o que é um número bem alto se levarmos em consideração o número de habitantes que temos por aqui.

Por existirem diversos tipos da doença, isso faz com que se espalhe mais rápido e atinja ainda mais a população num geral. Mas afinal, o que é sinusite?

 

O Que É Sinusite? Sinusite Como Tratar Corretamente?

Para você começar a tratar a sinusite, é de suma importância que você entenda primeiramente o que ela é de fato e como age no seu corpo.

A rinossinusite é o nome correto para se designar a sinusite e ela consiste numa inflamação da mucosa dos seios da face, região do rosto formada pelos arredores do nariz, maçã e olhos. A inflamação pode ser decorrente de uma infecção como as bacterianas, virais ou fúngicas, ou até mesmo acontecer por conta de um quadro alérgico, mas, é muito importante não confundir sinusite com rinite, já que essa atinge somente as mucosas nasais.

Os seios da face são responsáveis por dar ressonância a sua voz, aquecem o ar que inspiramos e deixam o crânio mais leve, assim, sendo muito mais fácil de ser sustentado. Quando essa área se inflama, o muco naturalmente presente fica preso ali dentro e a partir daí, surge uma grande inflamação, que causa dores fortes e agudas.

Tipos De Sinusite

A sinusite geralmente é dividida como crônica e aguda, porém o que a maioria não saber é que ela pode ser subdividida ainda em:

  • Sinusite aguda: Sintomas que duram menos de quatro semanas
  • Sinusite subaguda: Sintomas que duram entre quatro e doze semanas
  • Sinusite crônica: Sintomas que duram mais de doze semanas
  • Sinusite recorrente: Quatro ou mais sintomas de sinusite no ano

Causas Frequentes da Sinusite

Ela pode ser originada por uma série de motivos, dentre eles, os agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos. Ainda há outros fatores como a poeira, choques térmicos, alergias e cheiros muito fortes. Não é tão comum, mas, as vezes, a presença de tumores na face pode ocasionar a sinusite e nesse caso, ela pode ser confundida como a o tipo crônico.

Sinusite: Fatores de Risco

  • Desvio do septo nasal: Quando o septo não está bem alinhado, ele pode causar a obstrução das narinas e assim dificultar a passagem das secreções.
  • Infecções respiratórias: Gripes e resfriados estão no topo dessa lista de infecções que podem causar algum malefício nas suas vias respiratórias, pois podem inchar e causar novamente a obstrução dos canais.
  • Doenças que impedem que os cílios dos seios nasais se movam: É o caso da síndrome de Kartagener, que é uma doença rara de caráter genético onde há alteração no bom funcionamento dos cílios, fazendo com que eles não consigam expulsar as secreções no corpo.
  • Doenças Alérgicas: Rinite e asma podem favorecer o surgimento da sinusite.
  • Pólipos nasais: São pequenos tumores benignos que fazem crescer tecidos nessa área e causar o bloqueio ou obstrução.
  • Altitude diferentes: Andar de avião, viajar para um país com altitude superior ou inferior, fazer mergulho. São algumas das situações que podem causar alteração e acabar bloqueando a secreção de sair.
  • Tabagismo: As substâncias químicas presentes no cigarro e sua fumaça pode ocasionar a perda dos cílios que expelem todas as secreções para fora e esse acúmulo pode causar uma infecção.

Sintomas da Sinusite

Os sintomas dos tipos de sinusite são bem comuns e basicamente os mesmos, mas, é importante estar atento na hora de procurar ajuda médica e dizer ao certo o que você vem sentindo, já que a frequências que eles acontecem. Como já mencionado acima, se você os mesmos sintomas por mais de doze semanas, você terá uma sinusite crônica, onde o tratamento deve ser específico.

Os sintomas mais comuns são:

  • Mau hálito;
  • Fadiga;
  • Garganta inflamada;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no maxilar;
  • Pressão na face;
  • Coriza;
  • Redução do Olfato.

Caso você sinta febre, fique atento, já que ela não é um sintoma comum da sinusite. Se você estiver febril e com dois ou mais desses sintomas, corra para o médico.

Sinusite: Quando Buscar Ajuda Médica?

Você deve buscar ajuda médica quando apresentar dois ou mais desses sintomas juntos. Pode marcar uma consulta com um otorrinolaringologista ou clínico geral para diagnosticar e te explicar com mais eficiência o que você está sentindo naquele momento.

Na consulta diga quais são os seus sintomas, há quanto tempo está sentindo, a intensidade, se iniciou algum remédio recentemente e se os sintomas pioram à noite.

Caso a dor esteja muito intensa e você apresente febre, corra para um pronto socorro para que seja medicado até conseguir marcar e ir a uma consulta.

Na consulta é de extrema importância sanar todas as suas dúvidas, não sinta vergonha de perguntar sobre nada que o médico lhe disser ao longo da sua estadia no consultório. Lembre-se que é a sua saúde que está em jogo.

Esteja preparado para fazer possíveis exames que irão auxiliar no diagnóstico. Seu médico pode pedir para você fazer um dos seguintes exames:

  • Endoscopia nasal: O médico irá introduzir uma pequena cânula no seu nariz junto a uma luz branca para conseguir visualizar o interior da sua face e verificar o que está acontecendo.
  • Tomografia computadorizada: Com as imagens da tomografia é possível visualizar de forma quase que perfeita todo interior da sua face, dando um diagnóstico muito preciso do que está ocorrendo lá dentro.
  • Testes alérgicos: Caso sua sinusite tenha origem alérgica, com esse teste fica muito mais simples fazer o diagnóstico e acabar de uma vez por todas suas crises.

Como Tratar A Sinusite?

Sinusite como tratar? A sinusite pode ter vários tratamentos, o melhor para você será recomendado pelo seu médico e jamais interrompa os medicamentos sem a supervisão dele. Também, não se automedique para não colocar em risco a sua saúde.

  • Solução Salina: A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais. Você pode inalar a solução salina ou pingá-la em seu nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água.
  • Corticoides Nasais: Os spray nasal agem diretamente no foco do problemas e tem uma eficácia menor, podendo ter que ser utilizados por muitos dias seguidos para surtir algum efeito, porém, ele tem pouquíssimos efeitos colaterais, diferentes dos corticóides orais.
  • Corticoides Orais: Apenas usado em casos graves, já que os efeitos colaterais podem ser sérios e graves.
  • Antibióticos: Utilizados apenas em casos de infecções bacterianas. Por isso, é necessário ter plena certeza da causa da sua sinusite. O seu médico provavelmente saberá o que fazer. Nunca auto se medique.

Tratamentos Caseiros Para Sinusite

Os tratamentos aqui sugeridos são para melhora dos sintomas e alívio, nenhum deles dispensa uma consulta médica. Os una aos seus tratamentos como de costume e aproveite o melhor que pode te oferecer.

Inale Vapor Com Ervas

Coloque algumas flores de camomila numa bacia com água fervente e inale o vapor que soltar. Cuidado para não se queimar.

Ponha uma gota de óleo essencial de eucalipto em um litro de água quente e inale a fumacinha.

Você pode utilizar um pano cobrindo a cabeça para obter melhores resultados.

Beba Bastante Água

É uma das melhores formas naturais de umidificar os seios nasais, se tornando uma ótima ajuda em caso de sinusite seca é consumir mais líquidos, especialmente água ou chás sem açúcar. Assim todos os tecidos do corpo ficam mais hidratados, inclusive a mucosa nasal.

Aposte Em Alimentos Ricos Em Vitamina C

Esses alimentos podem e vão auxiliar o seu sistema imunológico a combater as infecções que podem causar a sinusite.

Evite Ar Condicionado

O ar condicionado é extremamente prejudicial. Ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes se não for submetido à limpeza regularmente. Por isso, sempre que possível, desligue o aparelho. Ele também costuma piorar quadros de rinite alérgica pelos mesmos motivos.

Como essas medidas, eu aposto que você irá melhorar de forma significativa os seus sintomas e aliviar todas as suas dores. Converse com seu médico sobre quais os melhores tratamentos e alternativas. Sua saúde importa!

Sinusite Como Tratar (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Sinusite Como Tratar

Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.