Alimentação Saudável

Conheça Todos Os Maravilhosos Benefícios do Mel

Quantos benefícios você acha que o mel tem pra sua saúde?

Quais os benefícios do mel? O doce néctar da vida, ou também conhecido como mel. Seu sabor suave e marcante ganha o coração de muita gente, afinal, é difícil resistir ao seu aroma discreto e sua corzinha dourada, mas, você sabia que não é apenas pelo sabor e cheiro que ele se torna ótimo para o consumo? O mel é uma fonte riquíssima de em uma série de propriedades.

Você Conhece A História do Mel?

O mel é consumido desde os tempos mais antigos pelos homens das cavernas, mas foram os egípcios que viram potencial no alimento e começaram o cultivo consciente da substância sem agredir as abelhas. E além da extração do mel, foi possível extrair própolis, a geleia real e o pólen apícola.

O mel tem uma característica bem interessante que é o fato dele não estragar. Não tem nenhuma data de validade pois o nível de umidade é muito baixo. Com pouca água, sua perecividade aumenta bastante. Se você tem um mel que seja verdadeiro, ele irá durar alguns anos. Mas, ele pode cristalizar. Nesse caso, basta aquecê-lo em banho-maria. Nunca diretamente na água quente ou fogo pois ele pode perder suas propriedades nutricionais.

Propriedades Nutricionais Do Mel

Que o mel faz muito bem para saúde disso ninguém duvida, mas, você sabe o quanto de vitaminas e minerais que consistem nele?

Em 1 colher de sopa de mel tem:

  • Ácido Fólico
  • B2
  • B6
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Zinco

Todas essas substâncias são fundamentais para boa manutenção da sua saúde. Mas tome cuidado, o mel ainda é um tipo de açúcar pois é constituído por frutose e sacarose. Em uma colher de açúcar branco contém 60 kcal, já no mel contém 55 kcal.

Quais Os Benefícios Do Mel?

O mel não precisar ser usado apenas como adoçante ou alimento, mas ainda sim para fortalecimento do seu sistema imunológico e digestivo. Mas, essas não são nem de longe todos os benefícios que ele pode te proporcionar!

É Bom Para o Intestino

O mel ajuda na manutenção da microbiota intestinal e estimula problemas de prisão de ventre, uma vez que no intestino ele tem efeito laxante acabando com a constipação.

Ação Antioxidante

O mel tem muitos antioxidantes como flavonóides que têm poder de combater os radicais livres, que são substâncias responsáveis pela oxidação e destruição das suas células saudáveis. Com mais antioxidantes no seu corpo, o aspecto da sua pele e cabelos irão melhorar.

Melhora Seu Sono

O mel é um alimento rico em triptofano, substância que está diretamente ligada a produção de serotonina. Esse hormônio é responsável pelo bem-estar e pela baixa dos níveis de cortisol. Com o corpo mais relaxado, você tem maiores chances de ter uma noite de sono tranquila e revigorante.

Sistema Imunológico Ativo

Ele tem ações anti-inflamatórias, anti-sépticas e anestésicas. Deixando seu corpo livre de virus e bacterias e de combo aliviar suas dores e desconfortos causados por algumas infecções e doenças. Para gripe, o efeito anestésico pode ajudar em desconfortos como os de garganta e tosse.

Mas Atenção!

Existem um grupo de pessoas que devem evitar o consumo do mel. São eles:

  • Crianças menores de dois anos;
  • Pessoas diabéticas;
  • Alérgicas.

Quais Os Benefícios Do Mel? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Quais Os Benefícios Do Mel?

Conheça Todos Os Maravilhosos Benefícios do Mel
Avalie este post

Recomendados para você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.