Alimentação Saudável

Conheça Todos Os Maravilhosos Benefícios do Mel

Quantos benefícios você acha que o mel tem pra sua saúde?

Quais os benefícios do mel? O doce néctar da vida, ou também conhecido como mel. Seu sabor suave e marcante ganha o coração de muita gente, afinal, é difícil resistir ao seu aroma discreto e sua corzinha dourada, mas, você sabia que não é apenas pelo sabor e cheiro que ele se torna ótimo para o consumo? O mel é uma fonte riquíssima de em uma série de propriedades.

Você Conhece A História do Mel?

O mel é consumido desde os tempos mais antigos pelos homens das cavernas, mas foram os egípcios que viram potencial no alimento e começaram o cultivo consciente da substância sem agredir as abelhas. E além da extração do mel, foi possível extrair própolis, a geleia real e o pólen apícola.

O mel tem uma característica bem interessante que é o fato dele não estragar. Não tem nenhuma data de validade pois o nível de umidade é muito baixo. Com pouca água, sua perecividade aumenta bastante. Se você tem um mel que seja verdadeiro, ele irá durar alguns anos. Mas, ele pode cristalizar. Nesse caso, basta aquecê-lo em banho-maria. Nunca diretamente na água quente ou fogo pois ele pode perder suas propriedades nutricionais.

Propriedades Nutricionais Do Mel

Que o mel faz muito bem para saúde disso ninguém duvida, mas, você sabe o quanto de vitaminas e minerais que consistem nele?

Em 1 colher de sopa de mel tem:

  • Ácido Fólico
  • B2
  • B6
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Zinco

Todas essas substâncias são fundamentais para boa manutenção da sua saúde. Mas tome cuidado, o mel ainda é um tipo de açúcar pois é constituído por frutose e sacarose. Em uma colher de açúcar branco contém 60 kcal, já no mel contém 55 kcal.

Quais Os Benefícios Do Mel?

O mel não precisar ser usado apenas como adoçante ou alimento, mas ainda sim para fortalecimento do seu sistema imunológico e digestivo. Mas, essas não são nem de longe todos os benefícios que ele pode te proporcionar!

É Bom Para o Intestino

O mel ajuda na manutenção da microbiota intestinal e estimula problemas de prisão de ventre, uma vez que no intestino ele tem efeito laxante acabando com a constipação.

Ação Antioxidante

O mel tem muitos antioxidantes como flavonóides que têm poder de combater os radicais livres, que são substâncias responsáveis pela oxidação e destruição das suas células saudáveis. Com mais antioxidantes no seu corpo, o aspecto da sua pele e cabelos irão melhorar.

Melhora Seu Sono

O mel é um alimento rico em triptofano, substância que está diretamente ligada a produção de serotonina. Esse hormônio é responsável pelo bem-estar e pela baixa dos níveis de cortisol. Com o corpo mais relaxado, você tem maiores chances de ter uma noite de sono tranquila e revigorante.

Sistema Imunológico Ativo

Ele tem ações anti-inflamatórias, anti-sépticas e anestésicas. Deixando seu corpo livre de virus e bacterias e de combo aliviar suas dores e desconfortos causados por algumas infecções e doenças. Para gripe, o efeito anestésico pode ajudar em desconfortos como os de garganta e tosse.

Mas Atenção!

Existem um grupo de pessoas que devem evitar o consumo do mel. São eles:

  • Crianças menores de dois anos;
  • Pessoas diabéticas;
  • Alérgicas.

Quais Os Benefícios Do Mel? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Quais Os Benefícios Do Mel?

Conheça Todos Os Maravilhosos Benefícios do Mel
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.