Saúde e Bem-Estar

Quantos Dias de Atraso Menstrual é Considerado Gravidez

O Atraso Tanto é Motivo de Esperança, Como de Desespero Para a Mulher.

Quantos Dias de Atraso Menstrual é Considerado Gravidez
Avalie este post

Uma relação sexual é considerada de risco, se não for feita com o uso de preservativos ou métodos anticonceptivos. Com isso. a principal preocupação na ausência da menstruação após um relacionamento desprotegido, são os questionamentos… Será que eu engravidei?

Mulheres que possuem um ciclo menstrual regular de 28 ou 30 dias, não tem como não pensar em gravidez. Porém há várias causas que podem alterar o ciclo e gerar um atraso menstrual. Não fique desesperada!

Muitas vezes o maior problema está na ansiedade. Nem todo atraso menstrual por mais ‘certinha’ que a mulher seja, possa significar um sinal de gravidez. O atraso pode ser por motivos fisiológicos.

Porém se houver um atraso de cinco dias e ocorrer mais uma semana e nada, aí sim, pode-se começar a pensar na hipótese de uma gravidez.

Principais Causas de Atraso Menstrual

 

Pode ser que ocorra uma ovulação tardia e assim o ciclo atrasa a ovulação. Ela não acontece quando deveria e promove um atraso em todo o ciclo pós ovulatório.

A fase variante é sempre a fase antes da ovulação. Já o momento pós ovulação costuma ter dias regulares, entre 12 a 16 dias.
Espere pelo menos 5 dias para fazer qualquer tipo de teste.

Temos também o Ciclo Anovulatório que é uma espécie de descanso para os ovários. Acontece de forma natural e é só para você saber que nem todos os meses a mulher ovulará. Pode ocorrer que em algumas mulheres esses ciclos anovulatórios sejam mais longos. Isso irá incluir atrasos na menstruação superiores a 5 dias.

Importante não confundir Ciclo Anovulatório com gravidez. No Ciclo Anovulatório você pode ficar ate dois meses sem menstruar.

Afinal Quantos Dias de Atraso Menstrual é Considerado Gravidez?

Distúrbio hormonal, ovários policístico, medicamentos a base de corticoides, climatério (fase anterior a menopausa), algumas doenças sexualmente transmissíveis, hipotireoidismo e hipertireoidismo, estresses em excesso e outros fatores, podem provocar a variação desse ciclo.

Nestes casos, um atraso até 4 dias pode ser visto como normal, desde que não seja tão repetitivo. A partir do 5º dia já é considerado atraso menstrual, e pode ser sim uma gravidez.

Ao passar disso deverá procurar um médico e fazer o teste de gravidez, principalmente se não houve prevenção. Quando a mulher já possui um ciclo regular, a preocupação aumenta de imediato, pois qualquer atraso, independente da causa, leva ao pensamento da gravidez.

Caso sua menstruação apresente um ciclo irregular, aguarde no máximo 5 dias. Após procure um médico e faça o teste de gravidez.

Outro fator que pode colaborar para o atraso, apesar de muitos pensarem ao contrário, é a pílula do dia seguinte, tomada com várias sequência, a descarga de hormônios que o organismo recebe pode provocar até atrasos de 30 ou 60 dias.

Portanto caso precise usar, não crie o hábito de sempre fazê-lo. Lembre-se pior do que uma gravidez num sexo sem segurança, é uma
DST (Doença Sexualmente Transmissível) ou até mesmo a HIV/Aids.

No procedimento do BHCG, feito entre o 5º e 10º dia, se o resultado for negativo, e ainda assim a dúvida persistir, dê um espaço de 48 horas para  repetir o exame. Este é o tempo que os hormônios se estabelecem ou não (diminuindo alguns em caso de gravidez) e aumentando outros.

Portanto não devemos esquecer que sexo bom, é sexo seguro. Afinal Gravidez indesejada não é bom para ninguém, muito menos para a mãe e aquele ser que não pediu para vir ao mundo. Seja consiente!

Pior ainda é pensar que após a descoberta de uma nova vida, muitas mulheres arrancam uma vida brutalmente através de abortos. Quando geramos um, nascemos
novamente a cada filho, o mesmo acontece com a realização de abortos, morremos um pouco, a cada vida que arrancamos de nós.

HIV/Aids também não traz diferenciação no esperma, é aí que muitos se contaminam por não usarem camisinhas.

Gostou Deste Artigo? Leia Também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

  1. Janisse disse:

    3meses parei de tomar pílula e minha menstruação não veio mais sempre me cuido mas nos últimos 15 dias não me cuidei estou preocupada se estiver grávida fico fez tenho dois filhos adolescentes , mas se não for o que pode ser só me relaciono com meu esposo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.