Saúde e Bem-Estar

Remédio Para Câimbra Nas Pernas

Eis que de repente, não mais que de repente, ela surge!

remedio para caimbra nas pernas

Remedio para Caimbra nas Pernas

Câimbras são contrações musculares involuntárias, que podem ocorrer da noite pro dia. Embora não tenha cura existe remédio para câimbra nas pernas que precisa ser conhecido, numa ação preventiva.

Esses espasmos musculares são curtos, duram segundos, mas são intensos e quem já teve, sabe que doem muito. As câimbras são mais comuns em adultos, do que em crianças. Atingem mais pessoas idosas.

Surgem nas mais variadas situações. Costumam ocorrer com mais frequência para quem pratica atividades físicas, mas se ligue: pode acontecer com qualquer pessoa. Câimbras não dão em poste!

Segundos Doloridos Que Parecem Uma Eternidade

As câimbras apesar de intensas, costumam durar segundos que se eternizam pela dor. Existem formas de fazê-las passar de forma mais rápida, de prevenir e tratar.

Os casos mais frequentes são aquelas causadas pela prática de exercícios físicos intensos. Já as câimbras noturnas nas pernas são associadas a possíveis doenças.

Quem já não viu a cena de um jogador de futebol na cara do gol cair de repente? A dor é insuportável e nocauteia de forma avassaladora.

As contrações costumam se instalar mais nos membros inferiores. Ocorrem em espasmos visíveis, momento em que músculos e tendões são contraídos.

Daí a importância do remédio para câimbra nas pernas estar perto de você, principalmente se for frequente. Câimbras podem atingir os músculos anteriores e posteriores da coxa e as panturrilhas. Em outros lugares comuns são mãos, pés, braços, pescoço e abdômen.

Por Que Será Que Tudo a Noite é Mais Complicado?

As câimbras noturnas são sinais de perda de líquidos e sais minerais. Podem ser exercícios exaustivos, mas existem maneiras de evitá-las, se tomarmos algumas medidas preventivas antes de dormir.

É importante conhecer o remédio para câimbra nas pernas, para não chegar de improviso, no silêncio da madrugada, aquela dor de tirar o fôlego.

É uma doença muito comum. Essa contração involuntária de um ou vários músculos, em geral costuma ser nas pernas. Interrompe o sono pelos incômodos que geram, que não são poucos! Sem esquecer que a idade colabora para o surgimento dessas câimbras. Passou dos 50 anos fique esperto!

Observe também se você não está muito tempo na mesma posição, ou se de repente fez algum movimento brusco. Tudo isso pode provocar o aparecimento de câimbras.

Afeta a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Câimbras podem ser resultado de atividades como escrever, digitar ou ficar muito tempo na mesma posição.

Essas câimbras noturnas costumam aparecer nos pés, coxas e panturrilhas. As causas são diversificadas e podem ser pelo uso de medicamentos anti-hipertensivos, diuréticos, medicamentos para Alzheimer, colesterol, drogas, histórico familiar e outros.

Remédios Caseiros Mandam a Dor Pra Longe

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Ainda bem que existem vários remédios caseiros e naturais que contribuem para controlar as câimbras.

Ajudam a evitar a recorrência (repetição) e as complicações que podem surgir, conforme as câimbras insistem em aparecer e reaparecer.

Sem esquecer que os remédios caseiros são paliativos e nem sempre são efetivos. O ideal é buscar o médico e um tratamento adequado.

Mas existe aquele remédio para câimbra nas pernas que não pode ser esquecido e que ajuda no momento daquela dor que só você sabe avaliar, porque já vivenciou.

Sucos e Vitaminas Para Combater Dores e Prevenir Câimbras

Suco de Banana com Água de Coco

A banana é rica em potássio e a água de coco em magnésio. Nutrientes essenciais para os músculos e na prevenção das câimbras.

Para preparar bata no liquidificador 1 banana e 1 copo de água de coco. Beba pela manhã, todos os dias, principalmente se tiver episódios de câimbras frequentes.

Suco de Banana com Aveia ou Banana com Aveia Amassada

Utilize 2 bananas, 2 colheres de sopa de aveia, 2 copos de água, mel a gosto.

Bata no liquidificador e misture e tome pela manhã, em dias alternados, caso estejam ocorrendo episódios de câimbras, ou pelo menos 2 vezes na semana como prevenção.

Pode também amassar 2 bananas, acrescentar 2 colheres de sopa de aveia e 1 colher de mel. Coma pela manhã, dia sim dia não.

Vitamina de Beterraba e Maçã

Essa mistura promove uma bebida saudável com expressivo teor de minerais que beneficiam a saúde muscular. Muito usada por atletas. É um remédio diurético e anti-inflamatório, que controla as câimbras quando estão associadas à retenção de líquidos e problemas circulatórios. Ótima como remédio para câimbra nas pernas.

Junte 3 ramos de salsão, 1 maçã, 1 beterraba e ½ de água (100ml) e bata tudo no liquidificador. Consuma uma hora antes de dormir.

Mel e Vinagre de Maçã

Qualquer descontrole no pH do sangue gera recorrência das câimbras noturnas. Afeta a oxigenação dos músculos. O mel de abelhas junto com o vinagre de maçã vai resultar numa substância alcalina que trará equilíbrio ao organismo.

Com uma colher de sopa de mel de abelha (25 g) e mais uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã (10 ml) e mais uma xícara de água (250 ml) quente. Dilua essa mistura e consuma uma xícara em jejum e outra antes de dormir.

Leite, Mel e Limão

Essa combinação relaxa. Previne a aparição das câimbras noturnas. Diminui a tensão muscular e ajuda a ter uma boa noite de sono.

Pegue um copo de leite (200 ml), acrescente 1 colher de sopa de mel de abelha (25 g) e 1 colherzinha de suco de limão (5 ml).

Esquente o leite e misture o mel e o suco de limão. Deixe repousar um pouco e consuma antes de dormir.

Chás, Massagens e Alongamentos Que Ajudam

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Alguns chás ajudam como remédio para câimbra nas pernas

Tome 2 xícaras diariamente de chá de camomila, erva cidreira ou melissa para acalmar as tensões. Adoce com mel de preferência. Já a manjerona, alfazema e hortelã são úteis para as câimbras digestivas.

O chá de urtiga é uma bebida diurética que favorece a eliminação dos líquidos retidos nos tecidos do corpo. Relaxa os músculos e previne as câimbras.

Pegue 2 colheres de sopa de urtiga seca (20 g) e um litro de água. Coloque as folhas secas dentro de um litro de água para ferver durante cinco minutos. Após repouso coe e consuma ate três vezes ao dia.

Massagem com castanha-da-índia ajuda a melhorar a circulação e a relaxar as pernas.

Pegue 5 gotas de extrato de castanha-da-índia e misture com 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture e faça massagens preventivas de forma circular e suavemente.

As massagens e os alongamentos ajudam a aliviar mais rápido as câimbras. Vai ajudar na circulação sanguínea e fará diminuir a dor.

O ideal é se sentar e aí estique a perna e puxe os pés para trás com as mãos. Antes de qualquer exercício alongue seus músculos e relaxe.

Fazer compressas quentes favorecem a irrigação sanguínea e diminui a dor. Já as compressas geladas previne o aparecimento de câimbras pois o gelo ajuda a relaxar a musculatura.

Câimbras, eu NÃO te Quero!

Remédio para câimbras nas pernas existe. Mas os fatores que desencadeiam as câimbras precisam ser observados:

  • Fadiga sobrecarrega os músculos;
  • Má circulação com a falta de irrigação sanguínea;
  • Desidratação com grande incidência que usa diuréticos. Beba muita água;
  • Ausência de sais minerais e vitaminas;
  • Doenças como diabetes, degenerações neurológicas, anemias, tireoide, insuficiência renal, artrose e hipertensos são propensos a ter câimbras;
  • Obesidade sobrecarrega músculos e nervos;
  • Temperaturas baixas faz com que a musculatura fique tensa e contraída;
  • Desequilíbrios hormonais ou durante a gravidez há baixa de magnésio;
  • Atividades físicas em excesso;
  • Hipertensão dos joelhos (dor ao dobrar) e pé chato;
  • Varizes e trombose;
  • Fraturas ósseas nas pernas;
  • Alterações metabólicas como hiperglicemia, hipoglicemia, alcoolismo, hipotireoidismo e outras

A Prevenção Ainda é o Melhor Remédio

Se for atleta e faz muitos exercícios, a ingestão de água antes, durante e depois dos treinos é fundamental. E mesmo que não seja um desportista, uma boa hidratação é saudável.

Faça alongamentos antes dos exercícios e antes de dormir. Mantenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras e alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

Não se entupa com analgésicos e anti-inflamatórios que não terão nenhuma utilidade no tratamento das câimbras.

Medidas simples ajudarão a prevenir e a melhorar as dores.

Converse com seu médico sempre! Não desanime!

Dê uma ‘banana’ para as câimbras, comendo bananas!

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