Exercícios

Subir Escada Emagrece – Sim Ou Não?

Descubra Se Subir Escada Emagrece E Pode Ser Considerada Uma Atividade Física?

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Subir Escada Emagrece

A grande dúvida das pessoas que estão em busca do corpo perfeito, é se subir escada emagrece. Existe um comentário de que trocar o elevador de fato pelas escadas, ajuda a eliminar o sobrepeso. E ai, é verdade?

O fato é que subir escada emagrece sim, tonifica o bumbum e defini os músculos da perna. Basta, assim como qualquer outra atividade física, usar tênis apropriados, roupas confortáveis e aliar uma boa alimentação ao processo.

Como Emagrecer Usando Escadas?

Não é difícil encontrar as escadas, se você mora em um prédio, é melhor ainda. Deixe o elevador de lado e comece a subir os degraus até onde deseja. Mas faça isso devagar até conseguir subir com mais intensidade.

Porém, se você não mora em prédio, tente achar alguns degraus perto da sua casa, pode ser na rua e até no parque. Tire alguns minutinhos por dia para praticar o exercício. Assim, as calorias vão queimar rapidinho!

Benefícios de Subir Escadas

Subir escada emagrece e beneficia o corpo com:

  • Fortalecimento dos músculos das coxas e do bumbum;
  • Queima cerca de 200 calorias em apenas 30 minutos;
  • Ajuda a combater a celulite e a má circulação;
  • Estimula a circulação sanguínea e proteger o coração;
  • Aumenta a sensação de bem-estar devido a liberação de serotonina no sangue;
  • Diminui o estresse por ajudar a baixar os níveis de cortisol do sangue;
  • Diminui o risco de trombose, osteoporose e fraturas;
  • Evita a formação de varizes porque melhora o retorno venoso;
  • Melhora o condicionamento físico e a respiração.

Recomendações na hora de subir as escadas:

  1. Fique próximo do corrimão;
  2. Suba as os degraus com um pé de cada vez;
  3. Evite correr;
  4. Não carregue muitos volumes nas mãos;
  5. Não faça em escadas com pisos escorregadios.
  6. Espere pegar preparo físico para começar a correr.

No início, é normal que surja aquela vontade desesperadora de perder peso e se dedicar a atividade física mais que o seu corpo aguente. Por isso, comece de leve e vai aumentando com o tempo.

Faça uma Boa Alimentação!

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Todo emagrecimento consciente e saudável, depende uma boa alimentação com muitos legumes e nutrientes. Por isso, pratique às subidas de escada e ao mesmo tempo associe a uma alimentação boa.

Restrinja os alimentos com muita gordura, açucarados e ultraprocessados. Eles podem retardar o seu emagrecimento. Prefira os leguminosos e os grãos. Na dúvida, escolha sempre os alimentos que vem da natureza.

8 Motivos Para subir Escadas

Se você ainda tem dúvidas se subir escada emagrece, veja os 8 motivos que farão com que você mude de opinião.

Tonifica as Pernas:

Subir escada emagrece e mantém a massa magra corporal, o que evita que você fique com as pernas magrinhas e finas. Além de manter, a atividade física vai ajudar a definir a musculatura.

Aumenta o Fluxo do Sangue:

Ao subir as escadas, o fluxo sanguíneo das pernas vão aumentar e melhorar toda a circulação do sangue pelo corpo, prevenindo doenças cardiovasculares.

Queima Calorias:

Subir escada emagrece mas não queima tantas calorias quanto correr na esteira. Porém, para quem tem preguiça de ir a academia e que lutar contra o sobrepeso, é uma ótima atividade física.

Perde Gordura Abdominal:

Assim que você estiver subindo as escadas, o corpo vai começar a usar a gordura extra do corpo e depois que acabar as calorias disponíveis, ele começa a queimar a gordura abdominal que deixa a barriga grande.

Fortalecimento do Bum Bum:

Ao subir a escada, os músculos das nádegas vão ser contraídos todas as vezes que você levantar os pés para subir o próximo degrau.

Perda de Peso rápido:

Quando você escolher trocar o elevador e a escada rolante pelas escadas, o seu emagrecimento se torna ainda mais perto de conquistar. Além de ativar o corpo para queimar calorias o dia interior.

Mais Energia:

Toda vez que praticamos alguma atividade física, o corpo disponibiliza mais energia para continuar realizando as atividades do dia a dia.

Subindo e Descendo os Degraus!

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Subir escada emagrece e descer também. Por isso, faça sequências de subir de descer os degraus dentro das suas limitações. Pode apenas iniciar descidas e subidas leves e com o tempo, acrescentar subidas e descidas correndo.

Para melhores resultados, suba as escadas por pelo menos 30 minutos. Aproximadamente 300 calorias serão queimadas nesse tempo.

Acrescente os Treinos de Escadas para Emagrecer

Existem outras maneiras de treinar nas escadas, além de só subir e descer. Confira os exercícios que podem ser feitos juntos.

Tiro na Escada:

O tiro na escada nada mais é que dar aquele disparo na subida, não importa quanto degraus subiu ou a intensidade. O objetivo é chegar no topo exausto.

Dois em Dois:

Esse treino depende de subir as escadas em dois em dois degraus. Deve ser feito com muita atenção e foco para não pisar errado e sofrer um acidente. Faça sempre no seu tempo e respeite os seus limites.

Agachamento:

O agachamento nos degraus é feito em dois em dois degraus. A pessoa pula com as duas pernas e logo se agacha contraindo o abdômen. Esse também precisa ser feito no seu tempo.

Subida de Lado:

Esse exercício é necessário cruzar as pernas para subir os degraus. Preste bastante atenção para não cair e para executar da melhor forma.

Pulos:

Subir as escadas pulando vai ajudar a queimar muitas calorias e ativar o organismo para a perda de peso acelerada. Pule de degrau em degrau até chegar no topo.

Flexão Pilométrica:

Apoie as mãos no degrau como se fosse fazer flexões e alinhe o quadril. Em seguida, flexione o corpo quase encostando o peitoral no chão. Faça 3 séries de 12 repetições.

Step:

Use apenas os dois primeiros degraus da escada. Comece a realizar o Step na velocidade que achar melhor. Esse treino ajuda a fortalecer as pernas os músculos dos glúteos.

Recomendações!

É recomendável que procure um profissional para a realização dos exercícios. Subir escada emagrece e podemos considerar um exercício de baixo impacto, mas qualquer movimento errado pode provocar uma lesão, principalmente nos joelhos e nos pés.

Procure um médico antes para uma avaliação física e descartar qualquer possibilidade de problemas nas articulações e nos tendões. Se tudo sair como deveria, pode iniciar o seu treino de subir escada para emagrecer.

Subir Escada Emagrece (Vídeo)

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