Alimentação Saudável

Zinco Beneficios e Maleficios Nos Alimentos

Zinco Beneficios e Maleficios Contido nos Alimentos Para a Saúde

Zinco Beneficios e Maleficios desse mineral no organismo são diversos e muitas vezes desconhecidos. Não ter zinco no organismo gera graves problemas, porém, tê-lo em excesso também não é bom.

O zinco é um elemento comumente citado nos livros de química e nos rótulos dos alimentos infantis. Isso acontece porque ele é tão importante para a natureza e construções humanas quanto para o próprio corpo humano.

O mineral é utilizado em grandes proporções para a produção de placas de metal. Entretanto, para o corpo humano e suas diversas atividades só é preciso 10mg dele diariamente. A quantidade não significa muito, mas deve ser monitorada.

Essa porção sobe para até 13mg para grávidas e mulheres que estão em fase de amamentação e cai 8mg para bebês nos meses iniciais de vida.

O corpo não armazena o zinco por longos períodos. Ele é usado rapidamente ao longo do dia. Por essas razões, ele precisa estar acompanhando a rotina de pouco em pouco, para que não falte de em excesso e para que doenças não surjam.

Zinco Beneficios e Maleficios

 

Zinco Beneficios e Maleficios

Benefícios

Mantendo as quantidades ideais de zinco circulando pelo corpo, se pode usufruir de todas as suas qualidades nutricionais. Elas são várias e todas fundamentais para a vida, pois o mineral é atuante nas atividades biológicas mais vitais e indispensáveis.

  • Ainda que seja apenas na manutenção de substâncias necessárias ao corpo, tais como as mais de 100 enzimas que estimula, o elemento acaba por ajudar de maneira indireta o organismo.  Ele estimula uma enzima de nome anidrase carbônica, que faz o controle do pH no sangue, logo, o zinco é fundamental para o controle do pH no sangue.
  • O mineral participa da quebra e utilização das proteínas que chegam no organismo pela nutrição. É usado por esse motivo por muitos atletas para o melhor desenvolvimento e crescimento muscular.
  • Ele participa, também, do metabolismo dos ácidos nucleicos. Sendo assim, se torna necessário para a transcrição do DNA, divisão celular, funcionamento interno das células do corpo e vida celular.
  • É impulsionador de muitas enzimas, tais como superóxido dismutase, que atua com poderosa ação antioxidante. Protege, então, o organismo das ações dos radicais livres e do envelhecimento e morte precoces dos tecidos humanos.
  • Potencializa as atividades do sistema imunológico, fortalecendo o indivíduo contra agressões externas de bactérias, fungos e vírus. Além disso, o zinco é essencial para a cicatrização rápida de feridas.
  • Faz parte da produção da testosterona. Ele é um ótimo estimulante sexual.
  • Está presente na composição da insulina e é fundamental para quem sofre com Diabetes.

Malefícios

Está certo que é preciso manter o nível de zinco a cada novo dia, mas nem sempre ele precisa ser tão alto como 10 ou 13 mg. Na dieta diária de crianças de até 3 anos, por exemplo, a dose diária é de apenas 3mg. E é preciso vigiar esses aspectos também, já que o excesso do elemento metálico no corpo humano traz malefícios que merecem atenção.

O exagero do consumo de zinco atrapalha a ação no corpo de outro importante sal mineral: o ferro. O trabalho do ferro na vida humana está significativamente associado à respiração celular. É ele o responsável por transportar o oxigênio.

O fortalecimento imunológico conseguido com os níveis certos pode se inverter e o sistema imune ficar enfraquecido.

Ao invés de contribuir para a manutenção da circulação sanguínea, o zinco em excesso ocasiona a diminuição do bom colesterol (HDL).

Quantidade de cobre também é afetada e diminuída. Esse elemento é essencial para as atividades cerebrais.

Funções, Benefícios e Alimentos Ricos em Zinco (VÍDEO)

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